Como metrificar ronda de mesa limpa

Isaque Costa

Entenda como manter seu ambiente físico de trabalho seguro

É comum as empresas se preocuparem com a segurança de seus sistemas operacionais, e-mails de seus colaboradores, invasões e roubos de informações no âmbito digital. Mas você sabia que o perigo de ataque também existe em locais físicos? O hábito de invadir organizações e roubar documentos importantes é muito comum para criminosos que buscam roubar dados. Por isso é fundamental manter arquivos sensíveis em locais seguros. Uma ação que contribui bastante para a proteção física é a ronda de mesa limpa, ela ajuda na defesa contra criminosos e é uma aliada essencial para a Segurança da Informação.


Classificação da Informação

É importante saber que cada documento precisa de um cuidado especial e a categorização desses dados é chamada de Classificação da Informação. Ela é dividida em quatro níveis:

  • Público: trata-se de informes que podem ser divulgados sem restrições. Como páginas institucionais, comunicado à mídia externa e ao público em geral.

  • Interno: conteúdos que só colaboradores e prestadores de serviço podem ter acesso. É o caso de políticas corporativas, listas de e-mails e ramais.

  • Sensível: materiais desta categoria não podem ser amplamente divulgados dentro da empresa e só podem ser difundidos entre determinados grupos ou áreas.

  • Confidencial: esses exigem um tratamento mais delicado. Aqui estão estratégias internas, números de cartão, contratos de clientes e fornecedores.

Essa divisão é indispensável para que se tenha um cuidado correto com os arquivos e uma fácil e prática identificação dos conteúdos.

Ronda mesa limpa

Com os níveis de importância dos dados definidos pode-se perceber que alguns precisam de um cuidado maior, pois podem trazer grandes prejuízos à companhia caso caiam em mãos erradas. É preciso ter mais atenção na maneira como são guardados, compartilhados e jogados fora.

A política de mesa limpa enfatiza práticas de proteção de elementos sensíveis que possam ficar desprotegidos em ambientes de trabalho pessoais ou públicos, quando não estão em uso. Nenhum conteúdo confidencial deve ser deixado à vista, isso evita os riscos de acesso não autorizado, perda ou comprometimento da informação.

Um dos principais componentes dentro de uma campanha de conscientização de Segurança da Informação é a ronda de mesa limpa. Ela reduz  os perigos de falhas de segurança e as ações feitas são simples de implementar e de fácil entendimento. A ronda busca encontrar nos postos de trabalho dos colaboradores itens como: papéis com login e/ou senhas, documentos identificados como "internos", "sensíveis" ou "confidenciais", arquivos com dados de clientes, chaves de armários e gavetas, pen drives, HDs externos, token e itens de valor pessoal, como carteiras, chaves e smartphones.

Mantenha seu posto de trabalho seguro

Para contribuir com a segurança e reduzir os riscos de invasões e incidentes da instituição em que trabalha tenha atitudes conscientes. Procure não deixar documentos e pertences pessoais sobre a mesa, guarde-os em gavetas e armários com trancas; não deixe visível recados e lembretes; após reuniões lembrar de apagar anotações escritas em quadros brancos e recolher todos os papéis utilizados; ao imprimir, busque suas impressões imediatamente para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso e sempre organize suas coisas antes de ir para casa, isso garante que todos os itens sejam devidamente guardados.

Tela limpa

Outro fator importante para manter a área de trabalho segura é bloquear a tela do computador ao se ausentar. Essa prática é fundamental,  pois evita que pessoas mal-intencionadas utilize sua máquina enquanto está distante. E quando for embora, sempre desligue seu computador, para que não haja o mesmo problema.

Todos esses cuidados devem ser estendidos para dentro de casa. Não descarte faturas, cartões de crédito e outras correspondências de bancos e lojas que tenham dados relevantes sobre você. Visite os nossos conteúdos e veja o quanto o Eskive pode te ajudar a manter um comportamento seguro.