Saiba como manter seus dados protegidos com uma senha segura

Isaque Costa

Entenda a importância de uma credencial forte e conheça ferramentas que facilitam esse processo.


A senha é a mais utilizada dentre os meios de autenticação e é usada para tudo: bancos, e-mail, cadastros e contas nas redes sociais. Elas garantem que somente pessoas autorizadas tenham permissão de acessar sistemas, contas e ambientes. Por isso, é tão importante manter a senha segura. Ao não ter cuidados, você abre mão da sua segurança e facilita que pessoas mal-intencionadas invadem seu computador e as informações salvas ali. Aprenda como criar combinações fortes para se proteger.


Por que manter uma senha segura?

Segundo a Wired, revista especializada em tecnologia, no início de 2019 foram vazados 800 milhões de e-mails e senhas. De acordo com a publicação, vazamento de dados como este é bastante comum e os cibercriminosos aproveitam de credenciais fracas para roubá-los.

É fundamental criar sequências fortes para evitar que pessoas mal-intencionadas as redefinam,  acessem seu dispositivo e utilize sua identidade para realizar outros ataques e também alterem as definições de privado de suas informações. Por isso é tão importante que sua senha seja mantida em segredo. Jamais a compartilhe, mesmo com conhecidos e evite anotar em bloco de notas.



Como ter uma credencial forte

Os atacantes utilizam da prática de tentativa e erro para conseguir invadir dispositivos e contas dos usuários, por conta disso é importante criar uma ordem difícil de ser descoberta. Mas você sabe como fazer para ter uma senha forte e segura?

Primeiramente é importante lembrar que uma palavra-chave deve conter no mínimo 8 caracteres, o ideal é que seja a maior possível, pois assim fica mais complicado de ser desvendada. É necessário misturar letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos e se for permitido usar somente números, crie a ordem mais aleatória possível. Evite combinações com dados pessoais, palavras comuns e sequências de letras, números ou teclados, como por exemplo: abcd, 1234, qwer.

  • Dica de como criar uma senha segura

Criar uma combinação longa e difícil de ser descoberta não quer dizer que você terá dificuldades em memorizá-la. Veja como é fácil :

1° passo: escolha uma frase que lembre com facilidade ou que tenha um significado especial para você. (ex. “O que os olhos não veem o coração não sente”);

2° passo: pegue a primeira letra de cada palavra da frase (ex. oqoonvocns)

3° passo: Acrescente alguns símbolos e números (ex. oqoonvocns*12);

4° passo: Substitua as letras por outros caracteres (ex. 0qooNvocn5*12).



Cofre de senha é uma solução

Para as pessoas que têm dificuldades de memorizar grandes combinações, existe os gerenciadores de credenciais. São ferramentas nas quais pode armazenar senhas com segurança, sem ter a necessidade de memorizá-las. Além disso, também é possível gerar novas palavras-chave, seguindo os padrões de proteção.


O poder da dupla autenticação

Para dificultar vazamentos, aplicativos e ferramentas implementaram uma segunda sequência em seus sistemas: a dupla autenticação. Esse é um fator a mais na segurança das contas, mesmo que seus dados de acesso sejam expostos, suas informações continuarão protegidas. Para entrar na conta é preciso inserir essa segunda combinação que será disponibilizada via SMS ou por apps direcionados a este serviço.

Existem várias opções para fortalecer as credenciais e garantir a defesa de seus dados, mas elas só serão realmente eficazes se você fizer a sua parte. Por isso jamais as compartilhe com outras pessoas, evite anotá-las, não utilize a mesma sequência em diferentes sistemas e procure alterá-la com frequência, a cada 45 dias.

Agora que você já sabe como manter suas informações salvas, utilizando uma senha segura, confira nossos conteúdos e fique cada vez mais protegido.