Turnover: entenda como executar uma campanha de conscientização considerando   a rotatividade de colaboradores

Isaque Costa

Saiba as práticas que podem contribuir para controlar o fluxo excessivo de funcionários

Atualmente evitar a alternância de colaboradores é algo desafiador para as empresas brasileiras. Segundo a pesquisa divulgada pela Robert Half, companhia especializada em recrutamento, o Brasil tem a maior taxa de turnover do mundo, houve um aumento de 82% entre os anos de 2010 e 2018. Falando nisso, você sabe o que é turnover? É um conceito utilizado pela área de recursos humanos para determinar a ação de entrada e saída de prestadores de serviços em uma instituição.

Essa rotatividade é natural, mas em excesso pode gerar grandes prejuízos para os negócios. Saiba como executar uma campanha de conscientização tendo em conta o fluxo de turnover.

Impactos do turnover para uma organização

O alto índice de turnover indica que a instituição tem dificuldades de reter e gerir talentos. Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, metas inatingíveis que podem causar exaustão de funcionários, falta de plano de carreira, conflitos com a gestão e salários e benefícios abaixo do mercado. 

As consequências do fluxo de trabalhadores podem ser refletidas no comprometimento dos empregados, causando o aumento do absenteísmo e da falta de produtividade; no aumento de gastos com novas contratações e treinamentos; e também no baixo nível de conhecimento para administrar equipamentos e sistemas internos da empresa.

Como a segurança da informação influencia no turnover?

Você sabia que a falta de políticas de segurança de dados também estimula o revezamento de servidores em uma companhia? A lealdade e a dedicação depositada em uma corporação estão diretamente ligadas à proteção que ela oferece. Proporcionar um local seguro e preparado para evitar vazamentos de informações é essencial para que o funcionário exerça suas funções sem se preocupar com ciberataques.

Existem várias formas de construir um ambiente de trabalho livre de ameaças. É indicável oferecer uma estrutura de computação em nuvem, para backup seguro de documentos, dispor de sistemas operacionais atualizados para evitar invasões por meio de falhas sistêmicas e o mais importante, desenvolver uma cultura de segurança entre seus colaboradores, por meio de campanhas de conscientização. 

O Eskive é a plataforma mais indicada para realizar uma campanha de conscientização, pois possui sensores para metrificar os comportamentos em locais físicos e reconhecer os riscos online. A ferramenta também disponibiliza métricas e análises para instruir e medir o nível de conscientização dos colaboradores, dessa forma, haverá um ambiente mais seguro e confiável para trabalhar.

Porém as altas taxas de turnover podem comprometer os relatórios de resultados dos sensores. Pensando nisso, o Eskive disponibiliza uma funcionalidade que o próprio cliente consegue desativar da plataforma os colaboradores que não fazem mais parte da companhia. Podendo gerenciar todos os seus usuários, ter métricas exatas e ações de melhoria mais assertivas.


Como reduzir a entrada e saída de funcionários?

Para diminuir o índice de turnover, primeiramente, é importante identificar as causas. Algumas práticas são essenciais para que a área de recursos humanos possa entender o motivo da rotatividade dentro de uma empresa. Entre as ações indicadas temos: entrevistas de desligamento, para entender a razão da saída do funcionário e a imagem que ele leva da companhia; pesquisa de clima organizacional; promover o engajamento do funcionário com a cultura da organização e efetuar processos seletivos de qualidade.

É fundamental começar a trabalhar a retenção de talentos desde a contratação, produzindo processos seletivos assertivos para conseguir adequar os requisitos dos cargos disponíveis aos candidatos para a vaga. E assim, após a contratação é preciso oferecer condições atrativas para seus colaboradores como, por exemplo, plano de carreira, qualidade de vida, reconhecimento de trabalho bem feito e horários flexíveis.

Conheça nossos conteúdos e saiba como iniciar uma campanha de conscientização. Dessa forma poderá garantir a segurança das informações de sua instituição e evitar o alto índice de turnover. 




Yonara Marques